O que procuras?

sexta-feira, 28 de março de 2008

IVA - Imposto de Valor Acumulado para Alguns

Ao fim de quase uma década a ouvir os nossos políticos pedirem sacrifícios ao povo para controlo do défice orçamental, finalmente houve um Governo que conseguiu cumprir a rigorosa imposição dos nossos parceiros europeus: um défice abaixo dos 3%.

Analisando este facto até parece que é muito complicado atingir as metas europeias, mas basta seguir a receita que o PS aplicou, fecharem-se escolas, aumentarem-se as propinas do ensino superior, fecharem-se 93 dos 176 postos de urgências do país. Tudo isto para poder anunciar, a escassos meses das legislativas, que atingimos o objectivo, que todos os governos tentaram desde Maastricht, e assim permitir ao sócrates (com S é o grego ou o brasileiro) anunciar, cheio de peito, a descida de 1% do IVA, imposto que tinha sido aumentado por ele em 2%. Nunca é demais relembrar que tinha criticado o aumento de 17% para 19% levado a cabo pelo PP/PSD, antes de subir ao poder.

Para mim 1% a um ano das eleições vale 1/3 de 2% de aumento durante 3 anos. Ainda assim é uma boa medida, pena ter sido tomada tão tarde, e tendo o “background” que tem. Melhor seria acabar com o IVA e estimular a economia de consumo que o PS tanto defende e que, mais uma vez, é imposição europeia.

Concluindo, para quando um superavit da economia portuguesa? Deixo já algumas sugestões para o atingir:

-Privatização de todos os monumentos;
-Acabar com tudo quanto seja serviço público, privatizando os que têm potencial de lucro;
-Vender o mar aos espanhóis;
-Permitir que nas cerimónias oficiais o Belmiro faça publicidade na bandeira nacional e que o hino nacional tenha intervalos publicitários...

P.S.: Ficam por desenvolver os temas, a União Europeia e a escola pública, sendo que a saúde já foi tratada aqui neste espaço.