O que procuras?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O ópio do povo

Tal como escreveu Karl Marx, a religião é o ópio do povo. Só assim se compreendem as reacções perante as declarações de José Saramago:

«A Bíblia demorou mil anos a ser escrita (...), passou por uma quantidade de gerações...»

«Inspiração divina, como? Que canal de comunicação tinha Maomé, (...), com deus, que lhe estaria a dizer ao ouvido aquilo que deveriam escrever? É realmente absurdo. Nós somos manipulados desde que nascemos.»

«No caso do catolicismo não há integração possível. A pessoa que pecou está condenada para sempre.»

«Antes da criação do universo, deus não fez nada, não consta. E não se sabe porquê decidiu criar o universo. Não se sabe porquê, nem para quê. Fez, segundo a Bíblia, o universo em seis dias... Descansou ao sétimo. Até hoje, nunca mais fez nada.»

Para um crente, questionar a existência de um deus, é o mesmo que privar um dependente de uma dose de xanax ou de heroína... A vida desmorona-se completamente. Ai que a minha vida assim não faz sentido. Ai mas para onde é que eu vou a seguir? Ai mas o que é que eu estou aqui fazer? Vai mas é mais uma dose de missa ao domingo e de terço rezado, porque há um deus a traçar-me o destino e se eu me portar bem, por ele serei bem tratado.

Lembrando Fernando Pessoa, «Nós próprios porque existimos somos criações. Mas somos criações de quem? Do deus que nós próprios criámos?».

Ainda bem que acabaram com as fogueiras!

Saudações

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gente que faz falta!!!

Rui Teixeira deixa o Centro de Saúde de Pinhel e não assume o cargo de Vereador do PS.
(...) admite que estava a contar com o apoio dos utentes não apenas pelo voto mas pela confiança e por conhecerem as suas capacidades.

... e os utentes que lhe deram todo o apoio, confiantes de que o seu médico de família nunca os abandonaria?

Eu conheço dois, com 80 e 81 anos... Nunca conheceram outro médico de família. Confiaram nele e ficaram desolados e desiludidos...

Saudações!

sábado, 24 de outubro de 2009

Será a sucessora da Manuela Ferreira Leite?

Foto retirada daqui.

Saudações!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O triunfo dos porcos

A gripe das aves não assustou... Pelo menos o suficiente para lançar o pânico geral e nos empurrar para um clima de medo profundo. Então, veio a gripe suína... A GRIPE DOS P-O-R-C-O-S!!! Mais eficaz, porque, efectivamente, o pânico está lançado e instalado.

Desta vez, até semanticamente conseguiram ser mais exactos.

A maioria das aves consegue voar. Representam, de certa forma, a liberdade. Se as compararmos com a maioria dos animais, podemos afirmar que as asas lhes dão uma maior facilidade para conseguirem escapar e fugir.

Como animal, um porco caracteriza-se por ser muito sujo e cheirar mal e, além disso, por estar sempre a comer; come tudo o que lhe põem à frente. É criado em espaços pequenos, para não se movimentar muito e não gastar muitas energias. É criado especificamente para a engorda. É, assim, mais difícil para ele conseguir fugir. Por outro lado, como adjectivo, qualquer dicionário de português refere que porco significa: sujo, imundo, indecente, obsceno.

Desta vez, a escolha semântica foi tão precisa que além das vítimas (num sentido metafórico), os próprios predadores são porcos.

Dão-nos, a nós vítimas, cada vez menos espaço para nos movimentarmos em liberdade, sem conseguirmos evitar ler ou ouvir falar sobre a gripe A. É, pelo menos, cada vez mais difícil conseguir escapar, porque nos persegue por tudo quanto é lado.

Em relação aos predadores, esses são, sem dúvida alguma, uns grandes porcos, completamente sujos, imundos, indecentes e obscenos a engordarem às custas do pânico e do medo que lançaram e conseguiram instalar.

Pelo menos, temos a certeza de uma coisa: o triunfo será dos porcos!

Aconselho, para concluir, o vídeo abaixo.



Saudações!