O que procuras?

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Todo o burro come palha, é preciso é saber dar-lha


Pela Boca Morre o Peixe é o título do livro de João Pombeiro que apresenta uma recolha interessante de frases daquelas figuras públicas para quem é mais fácil prometer que dar.
Pelo que já tive oportunidade de ler, foi estranho concluir que uns comem os figos, a outros rebentam-lhe os lábios, sempre com a lúcida percepção de que guardado está o bocado para quem o há-de comer; e como por vezes o bom julgador por si se julga será caso para dizer segundo lá escolhestes, assim cá vos contentai. Procurando ser lacónico, sem mais demoras ou ditados populares vos deixo então com duas das minhas preferidas:


«Engenheiro José Sócrates, vamos vê-lo, um dia primeiro-ministro?»
«Não! Primeiro, porque não tenho o talento e as qualidades necessárias que um primeiro-ministro deve ter. Segundo, porque ser primeiro-ministro é ter uma vida na dependência mais absoluta de tudo, sem ter tempo para mais nada. É uma vida horrível que eu não desejo. Ministro é o meu limite.»
JOSÉ SÓCRATES, ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, DNA, 16 de Setembro de 2000


«Tem esperanças de um dia passar a ser o número um [do PSD]
«Não! Nem pensar! Essa perspectiva está completamente fora do meu horizonte.»
«Por que o diz de forma tão determinada?»
«Porque não tenho qualquer tipo de dúvidas. Tenho noção das minhas qualidades e das minhas limitações.»
MARQUES MENDES, então líder parlamentar do PSD. VIP, 20 de Janeiro de 1999



Humm... Quanta convicção!! Lembrem-se as figuras públicas para quem é mais fácil prometer que dar que mais vale cair em graça do que ser engraçado e atenção caros leitores pois como canta o galo velho, assim cantará o novo.

Artigo também publicado no blogue Bar a Fábrica

RÉUS:
  • Actual primeiro ministro
  • Actual número um [do psd]

2 comentários:

Hugo disse...

ja comentei no bar a fabrica, mas aproveito pra tirar os 3 a este blog, no k a comentarios respeita.
Espero k lances mt polemica, tal e qual como os 2 senhores k escolheste para o 1o post.
saudaçoes

Ariadne disse...

Também tive a oportunidade de comentar este post no blog do bar a fábrica, mas passo a transcrevê-lo:
Estas afirmações do "eng.º" José Sócrates e do Marques Mendes mostram que eles afinal um dia, algures no seu passado, estavam bem conscientes das suas capacidades e das suas limitações...
Mas claro cheirou-lhes ao poder e não conseguiram resistir... Ou então, numa visão muito pessimista, isto só mostra o quanto estamos mal de políticos. Melhor do que isto não há... Será? Que horror... Para uma jovem de 24 anos como eu este é um cenário terrível...

Saudações*