O que procuras?

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Do admirável mundo novo I: Terrorismo do consumo



Saudações!

7 comentários:

Hugo disse...

Este vídeo dava uma discussão... é fundamentalismo dizer que para salvar o mundo temos de voltar à idade da pedra, temos é de ter noção que para salvar a Terra temos de abdicar de bastantes hábitos de consumo,portanto perda de qualidade de vida, mas mais essencial que isso é uma melhor distribuição da riqueza, e isso só será verdade destruindo a grande burguesia e o sistema que a sustenta(e no qual ela manda); ou então deixar para as próximas gerações um problema cque cresce de dia para dia...

Ariadne disse...

Somos formatados para sermos assim: consumidores desenfreados. Na minha opinião somos apenas pequenas vítimas, actores secundários, mas com o papel principal neste Terrorismo do consumo.
Naturalmente, que não defendo a ideia de termos de voltar à idade da pedra, nem sequer acredito que haja alguma vitória no sentido inverso. As evidências mostram-nos que caminhamos para uma situação cada vez pior e a humanidade vai-se autodestruindo: "the species has amused itself to death"...

Já agora, permite-me que partilhe a conversa que tive com uma funcionária de uma loja de roupa na semana passada. Entrei como acompanhante de uma cliente e no momento de pagar, a funcionária perguntou-me se eu não tinha gostado de nada para mim. Ao que eu respondi, com honesta sinceridade, que tinha gostado, mas que me faltava a vontade de comprar, partilhando a minha admiração por nesta passagem de estação ainda não ter tido vontade de renovar o guarda-fatos. Surpreendida, a funcionária respondeu, com cara de quem olha para um demente: "isso é muito mau sinal, não é nada bom". Ora! Por segundos senti que tinha uma doença, muito grave por sinal. Mas, imediatamente, despertei a tempo de me aperceber do mau diagnóstico e respondi-lhe que não. Que era simplesmente sinal de que não precisava!

E é assim, quem consuma pouco(porque é impossível não consumir...) ou quem demonstre falta de vontade em consumir é anormal!

Hugo disse...

É isso mesmo,consumir todos o fazemos, o importante como relativamente a todos os defeitos que temos(nossos ou gerados em nós pela sociedade em que vivemos) é termos noção deles!

Mas não tenhamos ilusões;estamos mesmo a assistir ao fim do capitalismo, ele agoniza de crise em crise, sendo estas cada vez mais duras...espero é que seja também o fim dos sistemas que se baseiam na exploração do Homem pelo Homem!

Ariadne disse...

Em relação à exploração do Homem pelo Homem, sabes bem que não acredito que alguma vez isso deixe de existir... A História assim o comprova, contra factos não há argumentos!

Hugo disse...

Já o aconteceu em variadíssimos períodos da história, o primeiro foi durante a comuna de Paris:)

Ariadne disse...

Disseste variadíssimos períodos da história... O primeiro durante a comuna de Paris... Ora, a comuna de Paris foi no final do séc. XIX, estamos no séc. XXI. Neste período da história temos 2 sécs. E os outros todos que ficaram para trás? A história não começou nem no séc. XIX, nem sequer no séc. I...

Hugo disse...

Pois não começou, mas se quiseres ir mais atrás vamos às sociedades recolectoras que ser organizavam no comunismo primitivo, segundo Marx.Podemos falar das lutas dos escravos no Egipto, na Grécia, em Roma, e por aí fora, mas se queremos discutir capitalismo devemos-nos cingir a esses 2 séculos...Comuna de Paris, e depois todas as revoluções socialistas que se deram, das quais tenho de destacar a russa e consequente criação da URSS!