O que procuras?

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Da busca de trabalho

«Professora de Mirandela que posou para revista masculina trabalha no arquivo municipal. A professora de Mirandela que foi suspensa de funções depois de ter posado para uma revista masculina está agora a trabalhar no arquivo municipal.»

Então são estas as condições de ingresso num arquivo municipal? Posar nua para uma revista masculina? Ok! Eu deito fora os anos que passei a queimar pestanas e procuro outra profissão...








Saudações!

Quanto papismo!



Não tenho comentários... A minha única reacção ao ver este vídeo foi, literalmente, rebolar no chão a rir. O nosso Presidente da República tem realmente muita piada!

Saudações!

Eles comem tudo e não deixam nada...



...São os mordomos
Do universo todo
Senhores à força
Mandadores sem lei
Enchem as tulhas
Bebem vinho novo
Dançam a ronda
No pinhal do rei...

Saudações!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Génio da banalidade

Esfrega-se a lamparina para o génio aparecer, não é? E para que ele se evapore, como é que se faz?

Seria importante saber, porque o génio cavaquista só pode ter saído de uma lamparina mágica... Sim! Reconheço que o nosso Presidente da República é um génio... Tinha de ser, ou não conseguiria chegar onde chegou. Mas mesmo assim, não consigo perceber como é que tal figura consegue chegar a chefe de Estado... Sinto-me humilhada, enquanto portuguesa, sempre que o ouço e vejo falar na televisão. E nunca mais me vou esquecer do dia em que ele foi eleito Presidente da República...

E pronto... É difícil falar de Cavaco Silva e associá-lo ao mesmo tempo à Presidência da República Portuguesa. E não sou a única a ter dificuldades...



Saudações!

terça-feira, 22 de junho de 2010

A modinha dos mentecaptos IV

Pelo conteúdo dos últimos artigos, dei comigo a pensar se não devia mudar o nome deste blogue para "À memória de Saramago"... E cagar em todos os contribuidores deste blogue (com a excepção de um), que além de não fazerem absolutamente nenhum artigo, simplesmente não se dignam a visitá-lo... tal é o vislumbre do facebook... só há tempo para o facebook...

Digam lá as maravilhas que disserem do facebook, a verdade é que não passa de mais uma modinha de mentecaptos, que mais cedo ou mais tarde passará de moda como passaram, em três tempos, outras redes sociais... (é claro que a minha opinião vale o que vale...).
Não deixo de lhe reconhecer algumas vantagens, entre elas a divulgação de eventos, por exemplo, bastante vantajosa simplesmente porque toda a gente tem facebook e toda a gente é amiga de toda a gente... Vive-se, também, a banalização da palavra «amigo»... Mas isso daria tema para outro artigo...
Em relação às utilidades como página pessoal e ao simples facilitismo de se carregar num link para manifestar a simples opinião de "gosto", quando lemos uma afirmação do tipo "acabei de ir cagar", considero-as uma tremenda trivialidade.
Admito, no entanto, que me deixei arrastar pela moda, não estaria então a comentar sem conhecer o fenómeno. Mas sempre que aderi a essa do "gosto", momentos depois, dei comigo a pensar no absurdo. E isto em duas semanas.

A própria blogosfera também já foi moda. Toda a gente tinha um blogue... Mas vivemos na era da simplificação e manter um blogue activo com leitores fiéis dá muito trabalho. Ler ou escrever textos grandes? Há lá tempo para isso...
Mas o que aconteceu com este blogue, aconteceu com muitos outros, por exemplo, com O Falcão e seus Comparsas, cujo clip do mês devia passar para clip do ano, e cujo número de contribuidores não se reflecte no número de artigos ou comentários. O mesmo acontece com o Até Morrer, todos criados há cerca de 4 anos.
No entanto, decidi medir a minha resistência e comprometer-me a continuar a actividade dos blogues, não só como fonte de informação, no caso do Falcão, mas também como depósito onde vou arquivando todas as opiniões, chatices e irritações que fechadas dentro de mim, me enferrujam a alma... E isso sem medo algum de opressões... Essas já bastam no mundo real!

Saudações!

P. S.: Estou para ver, com esta nova faceta do blogue, qual dos muitos contribuidores cá volta...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A modinha dos mentecaptos III

...só quem nunca leu Saramago é que não gosta dele. E quando digo ler, não falo só em juntar letras..., estou a ir até ao sentido etimológico da palavra: colher.
Esses... e os que são vítimas da cegueira branca, a chamada agnosia que, à letra, significa ausência de conhecimento...

Relembro, aliás, o sistemático comentário que fui ouvindo em relação à opinião e declarações de Saramago sobre a Bíblia, na altura em que o Caim foi publicado: «...disse isso só mesmo p'ra vender livros...».
Sinceramente!
Lá está...
Repito,
...só quem nunca leu Saramago é que pensa e diz uma coisa destas...

Saudações!

«A nossa única defesa contra a morte é o amor»

Não sei o que escreva, porque tudo o que disser parecer-me-á pouco... Mas, em desabafo, tenho de dizer que admiro muito a defesa que Saramago adoptou, em vida, contra a morte... Admiro todo o amor que depositou em cada livro, frase, palavra que escreveu... Admiro todo o amor que entregou à língua portuguesa... Admiro todo o amor que entregou em cada discussão que travou... Admiro todo o amor que dedicou aos seus ideais... Admiro muito o seu amor por Portugal... Admiro o amor que me despertou pelos seus textos... Admiro muito José Saramago...


Apesar de ter partido, serve-me de consolo saber que vai continuar a viver... até muito depois de eu ter morrido... sem dúvida alguma!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A modinha dos mentecaptos II

... Insistindo ainda nos 1764 mentecaptos... Eu gostava de saber o que eles já fizeram por Portugal, para julgarem ter a legitimidade de desejarem que seja tirada a nacionalidade a um português, cuja expressão escrita na sua língua materna foi premiada a nível internacional. O prémio Nobel vale o que vale, mas o mais importante foi a elevação da língua portuguesa.

Mas pronto! Auxiliada pelas palavras de Saramago, eles «quere(m) pelo desejo o que sabe(m) não poder querer pela vontade». (p. 79)

«(...) já os latinos garantiam, na língua deles, que mais valem e perduram os actos que as palavras, dêmo-los pois a eles por cometidos e a elas por supérfluas, quando muito empregando-as no seu mais remoto sentido, como se ainda agora tivéssemos principiado a primeira rede do casulo, esgarça, ténue, quebradiça, usemos palavras que não prometam, nem peçam, nem sequer sugiram, que desprendidas apenas insinuem, deixando protegida a retaguarda para recuo das nossas últimas cobardias, tal como estes pedaços de frases, gerais, sem compromisso, gozemos o momento, solenes na alegria levemente (...)». (p. 248)

O que mais lhes interessa «são precisamente estas notícias do quotidiano dramático e pitoresco, o conto do vigário, as desordens e agressões, as horas sombrias, os actos de desespero, o crime passional, a sombra dos ciprestes, os desastres mortais, o feto abandonado, o choque de automóveis, o vitelo de duas cabeças, a cadela que dá de mamar aos gatos (...)». (p. 340)

SARAMAGO, José - O ano da morte de Ricardo Reis. Lisboa: Caminho, 2003.

Saudações!

A modinha dos mentecaptos

Então não é que há uma página no Facebook chamada, passo a citar, «Saramago vai à merda! Tirar a nacionalidade portuguesa a José Saramago»? E conta, aliás, com 1764 membros... E o que é que estes defendem? «Este comunista atrasado mental não tem o mínimo de respeito por PORTUGAL e pelos seus cidadãos.
Além disso, nem português sabe escrever, já que não sabe as elementares regras de pontuação, e só escreve livros aborrecidissimos! ELE É UMA NULIDADE!
O desrespeito pela Biblia bem como pelas convicções dos crentes, foi a gota de água.
Por isso, está na altura de lhe retirar a nacionalidade portuguesa! Nem é preciso expulsá-lo do país porque ele já vive em Espanha.
SARAMAGO, VAI À MERDA! e leva a Pilar contigo.»

Eu estou nauseada com tanta diarreia mental. As pessoas já nem têm vergonha de reconhecer que são umas ignorantes. Parece que está mesmo na moda ser mentecapto... Quanta verborreia junta, vejam só!

Enfim! Que admirável mundo novo!

Saudações!