O que procuras?

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A modinha dos mentecaptos II

... Insistindo ainda nos 1764 mentecaptos... Eu gostava de saber o que eles já fizeram por Portugal, para julgarem ter a legitimidade de desejarem que seja tirada a nacionalidade a um português, cuja expressão escrita na sua língua materna foi premiada a nível internacional. O prémio Nobel vale o que vale, mas o mais importante foi a elevação da língua portuguesa.

Mas pronto! Auxiliada pelas palavras de Saramago, eles «quere(m) pelo desejo o que sabe(m) não poder querer pela vontade». (p. 79)

«(...) já os latinos garantiam, na língua deles, que mais valem e perduram os actos que as palavras, dêmo-los pois a eles por cometidos e a elas por supérfluas, quando muito empregando-as no seu mais remoto sentido, como se ainda agora tivéssemos principiado a primeira rede do casulo, esgarça, ténue, quebradiça, usemos palavras que não prometam, nem peçam, nem sequer sugiram, que desprendidas apenas insinuem, deixando protegida a retaguarda para recuo das nossas últimas cobardias, tal como estes pedaços de frases, gerais, sem compromisso, gozemos o momento, solenes na alegria levemente (...)». (p. 248)

O que mais lhes interessa «são precisamente estas notícias do quotidiano dramático e pitoresco, o conto do vigário, as desordens e agressões, as horas sombrias, os actos de desespero, o crime passional, a sombra dos ciprestes, os desastres mortais, o feto abandonado, o choque de automóveis, o vitelo de duas cabeças, a cadela que dá de mamar aos gatos (...)». (p. 340)

SARAMAGO, José - O ano da morte de Ricardo Reis. Lisboa: Caminho, 2003.

Saudações!

2 comentários:

El Che disse...

E é com singela fluidez, apurada percepção do mundo que o rodeia, que o autor expressa tão nobre sentimento: Revolução!

Ariadne disse...

:D

Bem-vindo, El Che!